7 Outubro
O Futsal profissional é ainda uma modalidade jovem quando comparada com o seu parente Futebol de 11 e as suas tácticas estão em permanente desenvolvimento.
Velocidade: A velocidade é muito importante no Futsal, uma vez que com um campo de pequenas dimensões, os atletas não podem permanecer muito tempo com a bola em sua posse. Para além disso, os jogadores têm de se movimentar rapidamente se quiserem encontrar espaços para receber os passes, pois a bola tende a ser jogada pelo chão. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Deco atribuem muito da sua técnica de classe mundial à sua iniciação neste jogo disputado em espaços reduzidos. Não há tempo para descansar, por isso a resistência e capacidade física são essenciais.
Movimentos rápidos Os golos resultam normalmente de movimentos rápidos, que envolvem muitas vezes trocas de passes bastante céleres, já que a baliza é pequena e uma defesa a quem seja dado tempo para se reagrupar devidamente coloca os adversários em grandes dificuldades. A maioria dos golos são marcados dentro da área. As faltas podem também sair caras aos infractores dado o perigo de oferecer um livre de dez metros, sem barreira, depois de uma equipa cometer mais de cinco faltas numa das metades do jogo.
Tácticas Os treinadores podem fazer as substituições que desejarem e inclusivamente trocar todos os cinco jogadores de campo ao mesmo tempo. As equipas podem utilizar um único sistema táctico, quer seja uma estratégia de jogo de maior pressão ou de uma outra mais defensiva e de contra-ataque, mas uma astuta utilização da rotação de jogadores pode permitir ao treinador obter várias estratégias, dependendo do jogo. Há também um momento de jogo em que um treinador de uma equipa que está a perder por uma curta margem pode retirar o guarda-redes e usar um quinto jogador de campo.
Formações As formações em Futsal são mais fluidas do que no Futebol, especialmente com o sucesso verificado nos últimos anos com o sistema "4:0", que tem vindo a ganhar popularidade por ser usado, por exemplo, pela selecção campeã da Europa e do Mundo, a Espanha, e por Portugal. Também muito utilizado é o sistema "3:1", que conta com um avançado "pivot" para ganhar a bola quando esta é desviada pela defesa, o sistema "2:2" em situações específicas, nomeadamente quando os adversários jogam mais fechados na sua defensiva.
Defesa Nos últimos anos, um sistema de marcação por zona tem sido substituído pela chamada "zona pressionante", cada vez mais utilizada pelas equipas de "top". No entanto, geralmente, como em muitos outros desportos, o factor mais importante é a técnica individual e a habilidade dos jogadores, e isto é especialmente verdade no Futsal.
GRANDE AMIGO TENS FEITO UM TRABALHO ESPETACULAR .
ResponderEliminar