Agenda:

Patrocínios do Clube

Patrocínios do Clube

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Convocatória - SÉNIORES ::::::::::

9 de Outubro

Boa Noite, hoje ao consultar o site da FPF, para ver os comunicados referentes aos castigos do último fim de semana ( Jogo referente a Taça de Portugal ), verifiquei um lapso ( pensamos nós, pois nada fomos informados do contrario) pois o nosso jogador Calão camisola 19 foi expulso por acumulação de amarelos e a FPF, atribui o castigo ao nosso jogador Tiago Leitão ( Guarda-Redes ), camisola 20. Sendo assim vamos automaticamente respeitar a decisão da FPF, mas ficamos automaticamente privados de dois jogadores quando devíamos apenas ter só um castigado que seria o Calão, camisola 19.
Em relação ao castigo do André Rios, o mesmo ainda bem da época passada cumprindo amanhã o seu último jogo de castigo.

8 de Outubro

Informa-se a convocatória dos Atletas, para o Jogo do próximo sábado dia 10 de Outubro, a realizar pelas 16.30 no Pavilhão Nicolau Nasoni ( Contumil ), contra a equipa de S. João, são eles:
  • Guima
  • China
  • Soviético
  • Mino
  • Hugo
  • Rica
  • Vitinha
  • Tiago Reuss
  • Kiko
  • Renato
  • Soneka
  • Pistolas

Ficam de fora a cumprir castigo os jogadores Calão e André Rios.

Calendário de Jogos - 3 Escalões

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CONHECER MELHOR O FUTSAL !!!!

7 Outubro

O Futsal profissional é ainda uma modalidade jovem quando comparada com o seu parente Futebol de 11 e as suas tácticas estão em permanente desenvolvimento.

Velocidade: A velocidade é muito importante no Futsal, uma vez que com um campo de pequenas dimensões, os atletas não podem permanecer muito tempo com a bola em sua posse. Para além disso, os jogadores têm de se movimentar rapidamente se quiserem encontrar espaços para receber os passes, pois a bola tende a ser jogada pelo chão. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Deco atribuem muito da sua técnica de classe mundial à sua iniciação neste jogo disputado em espaços reduzidos. Não há tempo para descansar, por isso a resistência e capacidade física são essenciais.

Movimentos rápidos Os golos resultam normalmente de movimentos rápidos, que envolvem muitas vezes trocas de passes bastante céleres, já que a baliza é pequena e uma defesa a quem seja dado tempo para se reagrupar devidamente coloca os adversários em grandes dificuldades. A maioria dos golos são marcados dentro da área. As faltas podem também sair caras aos infractores dado o perigo de oferecer um livre de dez metros, sem barreira, depois de uma equipa cometer mais de cinco faltas numa das metades do jogo.

Tácticas Os treinadores podem fazer as substituições que desejarem e inclusivamente trocar todos os cinco jogadores de campo ao mesmo tempo. As equipas podem utilizar um único sistema táctico, quer seja uma estratégia de jogo de maior pressão ou de uma outra mais defensiva e de contra-ataque, mas uma astuta utilização da rotação de jogadores pode permitir ao treinador obter várias estratégias, dependendo do jogo. Há também um momento de jogo em que um treinador de uma equipa que está a perder por uma curta margem pode retirar o guarda-redes e usar um quinto jogador de campo.

Formações As formações em Futsal são mais fluidas do que no Futebol, especialmente com o sucesso verificado nos últimos anos com o sistema "4:0", que tem vindo a ganhar popularidade por ser usado, por exemplo, pela selecção campeã da Europa e do Mundo, a Espanha, e por Portugal. Também muito utilizado é o sistema "3:1", que conta com um avançado "pivot" para ganhar a bola quando esta é desviada pela defesa, o sistema "2:2" em situações específicas, nomeadamente quando os adversários jogam mais fechados na sua defensiva.

Defesa Nos últimos anos, um sistema de marcação por zona tem sido substituído pela chamada "zona pressionante", cada vez mais utilizada pelas equipas de "top". No entanto, geralmente, como em muitos outros desportos, o factor mais importante é a técnica individual e a habilidade dos jogadores, e isto é especialmente verdade no Futsal.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Classificação

Iniciados: APOIA; APARECE; NÃO FALTES !!!

Séniores: APOIA; APARECE: NÃO FALTES !!!!!

Parabens LEO


6 Outubro

Parabéns LEO, peço desculpa, pela não divulgação do teu aniversário, mas como deves compreender fui informado pelo vosso Delegado via SMS, mas só tive acesso a mesma ontem, por esse mesmo motivo a não divulgação, peço-te especialmente desculpa pelo sucedido.

Senhor Luís Bragança (Delgado dos Iniciados envia-me a informação já solicitada para não haver mais faltas destas, fica também o pedido ao Delegado dos Veteranos, pois eles também fazem parte desta colectividade). Leo mais uma vez as minhas desculpas e os meus sinceros PARABÉNS, um forte abraço deste amigo Lucatoni.

Resumo do Fim de Semana Desportivo

6 Outubro
  • Séniores:Antes de mais estes comentários são feitos pelo que ouvi, pois não fui ver qualquer jogo. Quero começar por dar os meus Parabéns ao Plantel e sua Equipa técnica pelo GRANDE jogo que fizeram.Em relação ao encontro todos sabíamos que ia ser muito dificél, pois o Foz encontra-se a disputar a 2ª. Divisão Nacional de Futsal, e já conseguem a 5ª subida consecutiva sempre com o mesmo Plantel ( tirando um ou outro). Bom Pastor entra melhor em jogo muito concentrado e a explorar o contra ataque que deu frutos logo com um golo apontado pelo Mino, logo de seguida o Foz empatou a partida. Na altura em que as duas equipas lutavam para marcar a diferença o Bom Pastor num novo contra ataque mortífero aumentou a diferença a um passe de China ( Grande Exibição ), onde Calão foi só encostar, mas antes do intervalo o Foz volta a empatar, uma jogada onde o Bom Pastor se encontrava balançado no ataque, o Guardião do Foz (muito experiente) com um passe rápido colocou a bola para o 2º. golo. Na segunda parte não mudou muita coisa golo cá, golo lá, chegando o resultado ao final empatado, 3/3, apenas verificou-se que a equipa de arbitragem estava inclinada para uma lado só, quiseram intervir em jogo mas pela parte negativa, ao assinalar várias faltas onde elas não existiam. No decorrer do prolongamento a Arbitragem continuou a errar, penalizando mesmo o Bom Pastor, ao não expulsar o Guardião do Foz, quando este agarrou o Hugo, ( fora da Grande Área ) quando este se preparava para rematar ou mesmo passando a bola ao seu colega de equipa Vitinha ( outra grande exibição ). Nesta altura podíamos ficar com uma diferença de dois golos a cerca de 2 Minutos do final do prolongamento. Assim o foz conseguiu empatar novamente a partida e levar a mesma para as grandes Penalidades. Chegou a altura dos Penaltis, como todos sabemos uma sorte para qualquer das equipas, esteve melhor o Foz, não falhando qualquer Penalti ao contrario do Bom Pastor que só conseguiu converter um. A que dar os Parabéns a duas equipas, onde só procuraram jogar a bola cada qual a sua maneira.( Salientei aqui duas grandes exibições Vitinha e China, mas não podemos deixar de falar nos restantes elementos que estiveram ao seu melhor praticando um Futsal muito Bonito )
  • Iniciados: Um jogo onde os nossos meninos estiveram menos bem, do que o habitual e nos habituaram, (grandes goleadas), tiveram algumas dificuldades perante a equipa adversária, um resultado pelo que sei e fui informado injusto para o Bom Pastor ( 4/4 ), mas ainda é muito cedo, pois só agora começou a época. A que continuar a trabalhar e mostrar o que valemos. (Peço ao Delegado de Equipa que faça alguns comentários a este encontro para sabermos melhor o desfecho do Jogo e no futuro ( próximas semanas) me faça chegar elementos para colocar neste Bloog em relação aos encontros).
  • Massa Associativa: A que dar os Parabéns a todos os adeptos, que estiveram presentes no Nasoni ( San Siro ), mas fica aqui o descontentamento da equipa dos Iniciados pois sentiram a falta de apoio da vossa parte o que não é normal, pois como se verificou não houve afluência ao jogo onde apenas se encontrava por parte do Bom Pastor na bancada da Escola Fontes Pereira de Melo, 2/3 Adeptos. A que apoiar todas as equipas pois todas fazem parte do Bom Pastor esta grande colectividade que nos tem dado tantas alegrias." Deixo este Pedido " Obrigado a todos, Viva o Futsal; Viva o Bom Pastor.

Comentário ELITE Futsal - 4 Outubro

Vitória sofrida do Foz

04-Out-2009
O FC Foz sentiu muitas dificuldades para levar de vencida a equipa do Bom Pastor, alcançando a vitória na eliminatória, na “lotaria” das grandes penalidades, por 9-6.
Foi um jogo entre dois “velhos” conhecidos, com ambas as equipas a denotarem ainda alguma falta de ritmo, valendo a “classe” individual dos seus melhores jogadores, Mino e Calon do lado do Bom Pastor e Filipe Vicenza e F. Montenegro do FC Foz.

A incerteza do resultado ao longo do tempo regulamentar, trouxe uma maior emotividade ao jogo, a equipa da casa apostando num futsal directo e no contra ataque, esteve quase sempre na frente do marcador, com o Foz a assumir as despesas e o controlo do jogo e ir à procura do resultado.

Apenas no prolongamento, o Foz conseguiu impor a sua superioridade, mas, foi mais uma vez surpreendido no contra-ataque, deixando fugir a vantagem no jogo, sendo necessário recorrer às grandes penalidades.

Neste capitulo, o Foz foi mais forte, com Gonçalo, a brilhar mais uma vez e a mostrar ser um “especialista” na defesa de grandes penalidades, “oferecendo” mais uma vitória à sua equipa.

Uma nota para a equipa de arbitragem, que no capitulo disciplinar não esteve bem, com uma má interpretação dos lances, primeiro na expulsão de Passos (FC Foz), algo forçada, e depois, a “compensar”, não expulsou Preto (FC Foz), mostrando apenas o Amarelo, quando este evitou a progressão do atleta do Bom Pastor, que se preparava para se isolar em zona frontal, para a baliza deserta do Foz.

Por ultimo, as melhoras para Lamu, jogador do FC Foz, que se lesionou gravemente.

FICHA DE JOGO:

Bom Pastor:
Pistolas, Kiko, Vitinha (1), Mino (3) e Calon (1)
Depois: China (1), Rica e Hugo

FC Foz:
Preto, Filipe (4), Passos, Estrela e Rodrigo
Depois: F. Montenegro (2), Crouch(1), Stuve (1), Lamu, Batista(1), Gil e Gonçalo

Disciplina:

Amarelos:
Calon (Bom Pastor), China (Bom Pastor), Pistolas (Bom Pastor)
Passos (FC Foz), F. Montenegro (FC Foz)

Duplo Amarelo/Vermelho:
Passos (FC Foz)
Calon (Bom Pastor)